terça-feira, 1 de setembro de 2009

DVD - 40 ESTREIA RAIA PICOTA

RAIA/PICOTA VIDAS CRUZADAS


EM GRAVAÇÃO


A história real de: RAIA/PICOTA
José Ferreira "Raia ou Beleza"


Raia e Picota nasceram nos anos vinte de mil e novecentos.
O Zé conhecido por Raia ou Beleza aproximadamente oito anos mais velho que Picota, tinha por nome de baptismo, José Ferreira da Silva, era o mais velho de três irmãos e enlouqueceu por volta dos vinte anos por um amor não correspondido de Maria.
Foi então que a partir dai nessa década todas as mulheres na freguesia se chamaram Marias e todos os Homens Quins “ namorado de Maria”.
A sua Loucura nunca ficou provada, o seu grau de inteligência sempre duvidoso, levou a vários pensamentos sobre que o seu estado de autista seria uma forma de encapotar a realidade.
Carregado de pulgas e sarro, a todos recomendava desinfecção, sendo assim caracterizado usava de Verão calçado e agasalho e de Inverno, manga curta e descalço.
Faleceu no hospital de Paredes, depois de ser atropelado em Bitarães e abandonado, devido a falta de cuidados médicos, dado que o seu estado sanitário e higiénico era segundo os terapeutas deplorável.
Várias foram as vezes em que o Raia se cruzou com Picota de nome verdadeiro Joaquim Pacheco e apesar de figura típica do “Tojinho” rua de Novelas, este também sempre andou descalço sendo o mais novo de uma família de cinco irmãos.
Solteirão por devoção, “embora conste que tivesse uma filha e dois netos” cortava e carregava o mato sempre descalço, foi jornaleiro inicialmente na Folha e terminou a sua vida a tempo inteiro na casa das Melas.
É de salientar que estas duas figuras marcaram Novelas e deixam um registo de que a loucura ou a pseudo loucura do Zé nunca foi compatível com a força do Quim, por isso várias vezes se trocaram de mimos.
Fernando Leal.
Joaquim Pacheco "PICOTA"


 
Mais conhecido por Picota esta figura marcou também os Novelenses.Era um homem de grande compleição física, por todos era temido, sendo várias vezes chamado para ajustar contas noutras aldeias, por cargas de porrada sofridas pelos seu companheiros.



A sua residência era uma dependência que se assemelhava a um beiral, embora com as condições mínimas de vivênciaFaleceu na casa das Melas em Novelas em 25 de Maio de 2005 de morte súbita.

Fernando Leal


APRESENTAÇÃO

ESTREIA - 29 DE JUNHO DE 2008

O Novelartecine, Organização de Apoio aos Jovens na Ocupação de Tempos Livres de Novelas – Penafiel, apresenta no próximo dia 29 de Junho, pelas 15.00h, no salão polivalente da Junta de Freguesia de Novelas, 


 

uma longa-metragem original, intitulada “José Raia/ Joaquim Picota vidas cruzadas”, que retrata 56 anos de vida de duas figuras típicas da terra.A entrada é gratuita. Eventuais reservas de lugar podem ser feitas pelo telefone 919363732 ou através da caixa de correio jotlnovelas@gmail.com
 
RAIA/PICOTA VIDAS CRUZADAS
PREPARAÇÃO

As filmagens estão a chegar ao fim e as ideias começam a combinar. Produzido por um grupo representado e dirigido por Reinaldo Meireles, esta apresentação demonstra claramente o avanço significativo de mais um trabalho.



… Com características diferentes, cada um há sua maneira marcou Novelas e se não fosse pelo facto de terem deixado morrer o Zé com 56 anos de idade e provavelmente morto, com 38 anos, António Correia de Almeida Lucena, poder-se-ia dizer que não seria de mencionar. Austero ousado e destemido são palavras que poderão classificar um fontista, um jurista, higienista, pré urbanista e esclarecido autarca. Nasceu no séc. XIX deixou marcas em Novelas e os seus netos conheceram o ZÉ.

 

Um trabalho magnífico, gente capaz de mostrar os seu dotes, dignificaram na realidade a imagem do Zé do Quim, e retrataram outras que foram algo de excepcional dentro e fora da freguesia …
…Recuamos no tempo e lembramos algumas ligações de homens do passado… As celebridades diferentes de cada um, fazem com que o pensamento se afaste da notoriedade como outrora… onde, Raia e Picota marcaram uma época.
È uma honra e por uma nobre causa que realizamos este trabalho conhecer as suas origens e as nossas ligações… Novelas “movente dos flancos e nascente de uma planície ondeada de prata e azul encimada por dois perfis de carril de prata” irá ter o privilégio de se ver retratada com dignidade nestas duas figuras.



Uma época numa freguesia bem á moda Portuguesa dos anos dezoito, a cinquenta.
Foi em Novembro de 1918, uma tarde de Inverno, diferente das tardes de hoje, o barulho ensurdecedor da trovoada, a agua a correr na levada do Rio Sousa junto á casa de Maria e a chuva intensa apadrinhava, a que José da Silva Ferreira nascesse mais depressa...


NÃO DEIXE DE VER ESTE TRABALHO
O Novelartecine, Organização de Apoio aos Jovens na Ocupação de Tempos Livres de Novelas – Penafiel, apresenta no próximo dia 29 de Junho, pelas 15.00h, no salão polivalente da Junta de Freguesia de Novelas, uma longa-metragem original, intitulada “José Raia/ Joaquim Picota vidas cruzadas”, que retrata 56 anos de vida de duas figuras típicas da terra.
A entrada é gratuita. Eventuais reservas de lugar podem ser feitas através da caixa de correio jotlnovelas@gmail.com
 
ESTREIA 29 DE JUNHO

O Novelartecine, Organização de Apoio aos Jovens na Ocupação de Tempos Livres de Novelas – Penafiel, apresenta no próximo dia 29 de Junho, pelas 15.00h, no salão polivalente da Junta de Freguesia de Novelas, uma longa-metragem original, intitulada “José Raia/ Joaquim Picota vidas cruzadas”, que retrata 56 anos de vida de duas figuras típicas da terra.
A entrada é gratuita. Eventuais reservas de lugar podem ser feitas através da caixa de correio jotlnovelas@gmail.com




O Grupo de Apoio a Jovens na Ocupação de Tempos Livres, continua os desígnios que fazem parte das suas convicções e nos quais acreditam, enaltecer os jovens e a freguesia de Novelas levando o seu nome cada vez mais longe.

Demarcam-se assim de diversas colectividades e associações da freguesia, fazendo aquilo que á partida seria impensável e praticamente impossível, contrariando os usos e costumes.
Fizeram-no muito bem e a apresentação final do trabalho intitulado “Um acidente no rio Sousa” com casa cheia e sem lugar onde fosse capaz de colocar mais gente foi prova disso e levou a que este grupo acreditasse nesta nova forma de cativar o público e os jovens a assistirem aos espectáculos do mundo audiovisual, que teimavam em não sair da monotonia e onde só alguns poderiam participar.
Com uma capacidade de ver mais além, com qualidade, com o empenho de todo o grupo, com um espírito criativo e inovador criando igualdade de oportunidades onde todos possam participar estes objectivos fizeram parte de um profissionalismo do realizador que leva a que realmente se faça cada vez mais e melhor.
Mas o “G.A.J.O.T.L.” Grupo de Apoio a Jovens na Ocupação de Tempos Livres, não pára, avança e conquista público, faz a apresentação em diversos locais como é caso do CCC - Clube Convívio e Cultura de Penafiel, no mês de Abril e no próximo mês de Julho no Bar do Lago em projecção de Data Show.
Naturalmente que o concelho de Penafiel, fará parte dos seus primeiros objectivos, divulgar os projectos e sobretudo valorizar a freguesia e os Jovens que com grande capacidade e talento mostram o seu valor.
Mas a surpresa encontra-se no novo trabalho já iniciado “José Raia/Joaquim Picota vidas cruzadas”.
Este é na realidade uma grande aposta, com gente capaz de conseguir fazer cada vez melhor, retratam assim duas figuras típicas da terra de grande carisma, que nasceram nos anos vinte e demarcaram uma época.
Fernando Leal será o actor principal, neste papel interpreta Raia que arrasta consigo outra personagem Picota.
É um trabalho único realizado pelo grupo demonstrando a realidade desde os anos quarenta até ao final da vida do “Raia” apresentado em três fazes da vida das duas figuras desde o seu Nascimento até á sua morte.

O CONVITE

Com já diversas cenas realizadas: - Nascimento do Raia – Nascimento do Picota – Raia no Monte – Raia e Picota no rio Sousa e Morte do Raia, prepara-se agora a cena numero um e de abertura do trabalho “A sacha do milho nos anos sessenta” que se realizará no dia 30 - 06 -2007 e que estará aberta a todos com idades compreendidas entre os dezasseis e cem anos de idade e onde no final será servida sardinha frita da pequenina com bom vinho da região, conforme era típico nesses tempos.



 Continua-se assim a testar cada vez mais as capacidades de interpretação de quem nele participa e queira participar.

Jovens na Ocupação de tempos Livres
Reinaldo Meireles 




Novelas 1 de Novembro de 2009




Sem comentários:

Enviar um comentário

ENCOMENDA de DVD GRATUITA

Envie em baixo o comentário a solicitar o pedido de DVD gratuito.